Azaleia lucra R$ 51,6 milhões no 2º trimestre de 2017

19.09.2017 - Redação Jornal Exclusivo

Raissa Santana, Camila Coelho e Grazi Massafera
O segundo trimestre de 2017 foi de resultados positivos para uma das principais calçadistas do País. Neste período, a Vulcabras Azaleia (Parobé/RS) registrou um crescimento bastante significativo em comparação ao ano passado. Segundo relatório divulgado pela empresa, o lucro líquido foi de R$ 51,6 milhões, ante R$ 200 mil registrados em 2016. A companhia atribui o crescimento principalmente ao melhor mapeamento das necessidades do mercado, além do ganho de eficiência na cadeia produtiva.

Em período de silêncio, a Vulcabras Azaleia não pôde se manifestar sobre os números. Porém, no documento que apresenta os resultados, a empresa detalha, ainda, que sua receita operacional líquida saltou de R$ 267,3 milhões, para 308,6 milhões no segundo trimestre de 2017, um crescimento de 15,5% em relação a 2016. “Os números da Vulcabras Azaleia contribuem fortemente com a retomada do setor calçadista no Brasil”, afirmou o presidente Pedro Bartelle na declaração.

Gestão de marca

Cada vez mais focada em expandir, a empresa tem 90% de sua produção destinada ao mercado interno, e 10%, ao externo. Apesar de contar com seis marcas em seu portfólio - Olympikus, Azaleia, Dijean, Opanka, OLK e Botas Vulcabras -, são as etiquetas feminina e esportiva que concentram os principais investimentos da companhia.

AZALEIA: TIME DE EMBAIXADORAS

A Azaleia aposta em um novo posicionamento, para adicionar a leveza, seu principal DNA de produto, à forma leve como a mulher moderna leva a vida. Inclusive, a nova campanha chega com o conceito “Linda e leve, como você” e traz um forte grupo de embaixadoras. “Entre elas, está a atriz Grazi Massafera, a maior blogueira de moda do País, Camila Coelho, e a Miss Brasil 2016, Raissa Santana”, detalha Bartelle.

ESPORTIVO

Também em um novo momento, a Olympikus está focada em todos os tipos de atletas (profissionais a amadores). “Para estrelar sua nova campanha, a marca ainda contou com um time de peso, entre eles os atores Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank e o renomado atleta e campeão olímpico, Bruno Rezende”, explicou o presidente da empresa em comunicado. Além disso, o mood “O esporte é para você” guia a temporada, que conta com produtos inovadores e custo-benefício. A marca também apresentou a linha Olympikus Fitness, com a tecnologia Evasense, um sistema de amortecimento que deixa o solado mais leve e ultraconfortável.

INVESTIMENTOS

Modernização - Um dos motivos do resultado obtido pela Vulcabras Azaleia é, de acordo com a direção, o constante investimento, principalmente no que diz respeito às unidades produtivas. No primeiro semestre de 2017, a empresa apostou na modernização do parque industrial e, principalmente, em moldes e matrizes. No total, foram aplicados R$ 26,2 milhões, um aumento de 51,4% em relação aos R$ 17,3 milhões do primeiro semestre de 2016.

A EMPRESA

65 anos - Com 65 anos de atuação no mercado calçadista brasileiro, a Azaleia tem 14 mil colaboradores distribuídos em cinco unidades no País.

Showroom - Em maio, a companhia também inaugurou novo showroom, em Parobé/RS. Com layout moderno, o espaço tem a função de encantar clientes e apresentar de forma clara o posicionamento das marcas. No mesmo endereço, também está o centro de desenvolvimento da empresa. “Para manter seu crescimento sustentável, a Vulcabras Azaleia seguirá investindo nas suas marcas, em tecnologia e desenvolvimento de produto, além de manter seu compromisso com a austeridade nas despesas e uma gestão eficaz”, reforça o presidente Pedro Bartelle.

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