Ortopé: uma marca de apelo afetivo

21.08.2017 - Mary Silva / Jornal Exclusivo

Inovação, criatividade e resultados positivos em vendas resumem o momento que a Ortopé (Sapiranga/RS) vem vivendo desde o ano passado. Com foco estrategicamente direcionado aos desejos de consumo de seu público-alvo, a marca, adquirida pela Paquetá - The Shoe Company em 2007, emplaca um sucesso atrás do outro. Os números, no entanto, não são a única prioridade, segundo o gerente de Marketing da empresa, Fábio Schmitz. “Nosso objetivo é ser a marca mais importante do segmento – não em volume, mas por ser a mais amada”, diz.

E não é de hoje que a etiqueta infantil tem a missão de aparecer nos pés e no coração dos pequenos consumidores. Nascida em 1966, em Gramado/RS, a Ortopé foi líder no mercado nacional na década de 1980, quando curtiu o auge de suas memoráveis campanhas publicitárias. Até hoje, há quem lembre do jingle “Ortopé, Ortopé, tão bonitinho”, composto por Renato Teixeira. “Existe o pilar emocional, que nos trouxe até aqui e é fundamental para nos mantermos fortes há 50 anos. Nossa marca é lembrada por, pelo menos, três gerações. Estamos juntos em momentos muito importantes da vida das pessoas – nos primeiros passos, na brincadeiras, na primeira volta de bike”, pontua o gerente.

Destaque entre os cases de sucesso em meio à crise que assombra o mercado brasileiro, a Ortopé registrou crescimento de 35% de faturamento em 2016, na comparação com o ano anterior. De acordo com Fábio Schmitz, as atuais conquistas são fruto de um trabalho bem direcionado para o longo prazo. “Garantimos os melhores resultados, como negócio, na gestão da Paquetá - The Shoe Company. Estamos comemorando 10 anos deste novo momento com o melhor desempenho financeiro, evoluindo ano a ano”, celebra. As metas de crescimento, conforme o profissional, são aliadas ao desafio da criatividade – elemento decisivo neste nicho.

Criança como protagonista

Conquistar os pais no ponto de venda é importante, mas quem faz diferença na tomada de decisão são mesmo as crianças, segundo Schmitz. “Nosso público-alvo tem um grande poder de compra. Eles querem escolher seu estilo e ser protagonistas, enquanto os pais exigem alta qualidade. Neste sentido, nossos principais diferenciais são tecnologia, saúde dos pés e diversão, para conquistar ambos, além de ousadia para inovar sempre”, explica. A possibilidade de customizar os produtos é outro fator determinante para atrair o pequeno cliente, a exemplo dos modelos que trazem borrachinhas coloridas no lugar dos atacadores e cabedais encaixados com zíper, que podem ser trocados.

“Observamos que as pessoas querem exclusividade e damos o poder de mudar o visual das peças. É um caminho de sucesso”, comenta o gestor de Marketing. A comunicação da marca também é voltada para o consumidor infantil, com uma abordagem direta, adaptada aos diferentes padrões culturais das regiões nas quais a Ortopé está presente. Somente no Brasil, são 2,5 mil pontos de venda, além da distribuição para outros 20 países. Cerca de 12% da produção é destinada ao mercado externo, com destaque para América Latina e Emirados Árabes.

Inovação

No último ano, os produtos diferenciados estiveram no topo das prioridades do Marketing e Desenvolvimento de Produto da Ortopé. As grandes apostas foram as variações dos tênis especiais das linhas Estica e Puxa e ZipMax, que despontaram entre os queridinhos das crianças, com itens estéticos divertidos e recursos tecnológicos para o conforto e experiência de uso. Para os próximos meses, a ideia é seguir nesta pegada para superar as metas. “O segundo semestre, historicamente, nos traz resultados mais expressivos. Teremos um lançamento importante para o Dia da Criança e a expectativa é a melhor possível”, relata. A companhia estima ultrapassar os R$ 110 milhões em faturamento em 2017, que representam alta em relação aos R$ 100 milhões do ano passado.

OS FAVORITOS DA GAROTADA

Ortopé Estica e Puxa: grande inovação da marca em 2015, a linha vendeu 200 mil pares.

- Borrachinhas coloridas no lugar dos cadarços

- Kit de borrachinhas extras para customizar

Ortopé Estica e Puxa com rodinhas: vendas chegaram a 350 mil pares, já na largada, no início de 2016. A segunda geração foi lançada no semestre seguinte, alavancando os números de faturamento da empresa. Em maio de 2017, registrou recorde de pedidos, com 500 mil pares.

- Borrachinhas coloridas no lugar dos cadarços

- Kit de borrachinhas extras para customizar

- Com rodinhas

- Luzes de LED (segunda geração)

Ortopé ZipMax: lançado no primeiro semestre de 2017, em comemoração ao recorde de 500 mil pares vendidos da linha desde o lançamento, um ano antes.

- Modelo híbrido

- Troca o cabedal com zíper

- Com rodinhas

- Luzes de LED

- Borrachinhas coloridas (Estica e Puxa)

- Cadarços

Slides:

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.