Dudu Bertholini levanta a plateia

15.08.2017 - Bárbara Bengua e Roberta Pschichholz

Foto: Carlos Sillero Dudu Bertholini no Fashion Meeting Lançamentos 2ª edição
Dudu Bertholini no Fashion Meeting Lançamentos 2ª edição
O estilista Dudu Bertholini protagonizou um dos momentos mais vibrantes da 2ª edição do Fashion Meeting Lançamentos. Com toda a sua extravagância, emprestou seu olhar apurado sobre o significando do que se vestiu em cada década do século passado até os dias atuais, finalizando com observações do que acredita que seja a moda hoje e o que virá a ser nos próximos capítulos. Saiba mais sobre a apresentação de Dudu, na tarde de 8 de agosto, em Novo Hamburgo/RS.

Repertório e autenticidade

Excêntrico e inigualável, Dudu Bertholini deu uma aula de moda em 1h15. Sem usar ponto e vírgula, passeou por décadas passadas até os dias atuais, além de dar seu recado sobre o que pensa do futuro do negócio. Designer, stylist e consultor fashion, este verdadeiro furacão compartilhou sua leitura do que é moda e estilo: “Moda é o espelho do mundo e estilo é a sua experiência diante da moda.” Segundo ele, se no começo da história as tendências e referências mudavam a cada século, hoje elas mudam a cada minuto.

As inspirações também não se restringem mais apenas às passarelas; elas vêm do comportamento, da rua, da música, do esporte. “A moda é um reflexo desse mundo supermisturado”, declara, acrescentando que a tecnologia, especialmente a Internet, são responsáveis pelas principais mudanças deste universo.

Para entender um pouco como chegamos a uma época de tanta democracia, Dudu passou por momentos históricos nos quais a moda teve papel de agente transformador. “Quando analisamos a importância de cada peça em determinada época, conseguimos entender a história por trás dela, pois cada silhueta tinha um propósito”, ensina.

“As ombreiras, por exemplo, surgiram para que as mulheres pudessem competir com os homens no mercado de trabalho”, exemplifica. Justamente por esse pensamento libertador e empoderado, o designer é totalmente contra julgamentos. “Julgar os outros não faz sentido, pois ninguém mais precisa seguir padrões”, avalia. “O que parece fora de moda, hoje, é o que é muito fechado, muito certinho. O mundo precisa dessa bagunça, desse ruído.”

Desde o fim do século passado e início dos anos 2000, vivemos momentos que destacam o novo básico. “O hi-lo foi uma grande mudança no mundo da moda e que dura até hoje. Atualmente, todos os contrapontos se abraçam”, comenta. Outro ponto questionado por Dudu foi o individualismo e a ascensão de estilos pessoais. “Ninguém está contente em ser uma coisa só. Por isso, você pode incorporar a moda, mas sem perder a sua personalidade”, defende.

A identidade, singularidade e diferencial são, sob sua ótica, os grandes trunfos deste século. “As marcas precisam ter seu propósito. O sucesso da grifes internacionais está no fato de que uma não quer ser a outra; cada um tem o seu espaço e uma identidade muito própria”, ensina.

Sustentabilidade e tecnologia são palavras-chaves para o futuro. Com a certeza de que grandes transformações estão por vir, Dudu frisa que as inovações crescem de forma exponencial e não linear. Porém, de nada adianta ter um ambiente high-tech sem um mundo para viver. “Precisamos de relações horizontais e a tecnologia precisa apoiar a sustentabilidade”, determina.

Preservar as tradições e respeitar legados, mas dar novas roupagens a tudo isso: eis o principal recado de Dudu Bertholini, para quem a autenticidade, a autoconfiança e a atitude estão estampadas nas cores que veste.

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