Consultor bem preparado é venda CERTA

23.06.2017 - Mary Silva / Jornal Exclusivo

O modelo tradicional de vendedor vem, há algum tempo, cedendo espaço ao posto de consultor de vendas. Basicamente, a diferença reside no comportamento diante das necessidades e desejos do cliente. Agora, a demanda do mercado de moda exige profissionais conectados, que sabem reconhecer as tendências e aplicá-las ao estilo e cotidiano do cliente. “De modo geral, todas as pessoas que trabalham nesta área precisam ser pesquisadoras. É fundamental saber o que está sendo lançado, o que é tendência, identificar o que faz sucesso também nas redes sociais. Todos devem estar preparados para entender a moda com um olhar mais amplo”, explica a consultora de moda e visual merchandising da rede Pompéia (Camaquã/RS), Suzane Favretto.

Com mais de 70 lojas em 65 municípios do RS, a empresa investe em um abrangente programa de treinamentos, engajando todas as equipes em formatos presenciais e on-line. “Temos uma equipe de moda que desenvolve um desfile a cada lançamento de coleção. Esta apresentação traz tudo o que a marca terá em termos de tendências. Posteriormente, os vendedores têm acesso aos detalhes e informações deste desfile”, relata.

Designer-consultor dá suporte nas unidades

Cada unidade Pompéia conta com um designer-consultor, que atua diariamente na loja, levando informações sobre moda, tendências e “como usar”. É um apoio na montagem das exposições internas, bem como vitrines e demais recursos de informação visual. “Existe a figura do gerente, que é quem dá as diretrizes e realiza a gestão como um todo. O designer-consultor auxilia e orienta especificamente no desenvolvimento dos conhecimentos sobre moda”, esclarece a especialista.

Visão

O papel de Suzane, como consultora de moda e visual merchandising, é garantir que esta visão macro seja estabelecida de forma eficaz e adequada às necessidades da região que atende.

“Nós temos uma rotina pré-estabelecida junto ao coordenador de moda. A partir deste planejamento, trabalhamos o

visual da loja, incluindo as passarelas de exposição, manequins e a consultoria, na prática, com o cliente. Nos atualizamos constantemente sobre os lançamentos e temos o compromisso de manter a equipe de vendas bem informada também”, afirma Guilherme Lisboa, designer-consultor da Pompéia em Novo Hamburgo/RS. Ele acrescenta que uma das ferramentas mais utilizadas pela rede para disseminar o conteúdo fashion entre os colaboradores é o sistema intranet.

ACERTE NO ATENDIMENTO

Confira as dicas de profissionais da rede Pompéia para conquistar o consumidor:

→ Seja um bom ouvinte. Observe o cliente e busque entender seus desejos e necessidades;

→ Ofereça diferentes opções, adequadas ao estilo do cliente;

→ Mostre produtos adicionais, que possam combinar e formar composições atraentes;

→ Aceite a opinião do cliente. Nem sempre a última tendência é o que ele quer;

→ Atualize-se! Estudar, informar-se, acompanhar redes sociais e publicações de moda é essencial para prestar consultoria ao consumidor.

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Veja, aqui, entrevista exclusiva com Suzane Favretto.

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