Fibra de coco vira matéria-prima para calçados

23.06.2017 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Fotolia.com Material proveniente do mesocarpo da fruta estava sendo desperdiçado
Material proveniente do mesocarpo da fruta estava sendo desperdiçado
A fibra de coco está servindo de matéria-prima para a produção de calçados na Tailândia. Pesquisadoras do país asiático têm transformado a fibra da fruta em tecidos com propriedades antibacterianas especiais, que atendem às necessidades de idosos. O material tem sido empregado na produção de componentes tais como cabedais e palmilhas, entre outros produtos têxteis.

As pesquisadoras do Departamento de Tecidos e Vestuário da RMUTT e da Faculdade de Economia e Tecnologia Doméstica, com a colaboração do Instituto Têxtil da Tailândia (THTI), têm utilizado o desperdício da fibra de coco verde proveniente do mesocarpo (a casca maior do coco) para produzir tecidos por meio da pressão de vapor, um processo livre de químicos para extrair rapidamente as fibras e depois amaciá-las. As fibras passam pelo filatório de anel para produzir tecidos, que possuem características e propriedades superior a outras fibras naturais antibacterianas especiais.

As fibras de coco verde da pesquisa foram obtidas da K Fresh Co., uma empresa tailandesa da província de Samutsakorn que exporta as frutas para mais de 30 países.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.