Explore os conceitos e venda mais

21.06.2017 - Mary Silva / Jornal Exclusivo

Dia dos Pais é o período de conquistar variados públicos e criatividade é palavra de ordem para o sucesso nas vendas – e, ainda melhor, na fidelização. Segundo a professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), Simone Carvalho da Rosa, valorizar a exposição ganha extrema importância quando se fala em comercialização de calçados masculinos. Isso porque este tipo de produto ainda é visto como utilitário por boa parte dos homens. “Muitos tratam o sapato como algo básico, funcional, não relacionado à moda. Por isso, o varejista precisa entender que é fundamental explorar os conceitos e estilos, especialmente, no visual merchandising”, explica.

Para facilitar a motivação de compra, tudo começa na vitrine. Uma exposição bem planejada faz toda a diferença, conforme a especialista. “Antes de tudo, é necessário limpar os excessos de informação visual e pensar em uma linha conceitual para criar a relação imediata para quem olha. Para isso, vale investir em elementos de estilo para compor a produção junto com o calçado, focando em uma proposta de cada vez (clássico, casual, cool...)”, pontua.

Vitrine vencedora

Mesmo afirmando que não existe uma fórmula para montar a vitrine perfeita, Simone Carvalho da Rosa indica algumas práticas que podem auxiliar na hora de atrair o consumidor para o ponto de venda. Confira:

→ Selecione algumas marcas com bom apelo comercial e estabeleça um cronograma de exposição. “É importante variar os produtos da vitrine semanalmente, com um trabalho pontual, voltado às marcas de maior giro. A escolha pode ser feita em parceria com o profissional de merchandising da marca, inclusive”, ensina.

→ Crie um contexto na exposição. “Já na segunda quinzena de julho, pode-se iniciar esta programação, com alguma chamada que faça o cliente começar a pensar no presente para o Dia dos Pais. No começo, trabalha-se com menos opções, depois vai ampliando a variedade e quantidade – sempre conforme o planejamento e respeitando o estilo estipulado para cada momento”.

→ Atenção à abordagem: “Não adianta ter uma vitrine linda, se o interior da loja deixar a desejar. É essencial valorizar a exposição interna, com a mesma lógica, além de manter a equipe afinada para o atendimento. Independente da estratégia, o consultor de vendas deve buscar entender o estilo do presenteado, para sugerir as melhores opções, conforme as possibilidades”.

Marketing digital

Antes de transformar o espaço físico, a pedida é comunicar-se com o público-alvo na esfera digital. Em um trabalho prévio, o start deve ser a adequação da narrativa desejada para a linguagem das mídias sociais. “O Twitter, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para teasers, antecipando que virão novidades. Posts e mensagens com conteúdo de moda, informações sobre tendências e comportamento masculino são eficazes”, pontua a docente.

Para ter na vitrine!

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