Sentir dor não é permitido

06.04.2017 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo

Sapatos lindos e estilosos têm o poder de encantar mulheres mundo afora. Mas, além de beleza, é importante atentar, também, aos atributos de conforto. A saúde dos pés é assunto sério e não deve ser deixado de lado.

Segundo a médica ortopedista especialista em pé e tornozelo pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Cibele Réssio, calçados inadequados podem causar diversas enfermidades – das leves até as mais severas.

“O uso em excesso de modelos inapropriados pode causar dor, calosidades, chegando até deformidades como hálux valgo – a popular joanete ou dedos em garra; neuroma de Morton - lesão que ocorre em um nervo do pé; Metatarsalgia – que causa inchaço e dor na sola do pé, próximo à região dos dedos; entre tantas outras”, afirma, destacando que algumas dessas complicações só podem ser resolvidas através de tratamento cirúrgico.

O especialista em tornozelo e pé, professor colaborador do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Godoy, acrescenta à lista, ainda, lesões dos tendões, fraturas por estresse, bursites e sesamoidites (uma inflamação nos ossos).

CUIDADOS!

É possível, no entanto, se proteger deste tipo de problema. Cibele orienta os pacientes a não usar salto em excesso - especialmente acima de 3,4 cm, nem sapatos com a ponta muito estreita. “Para evitar essas doenças, é recomendado fazer alongamentos da musculatura posterior da perna e pés e utilizar calçados confortáveis”, aponta a médica. "O formato do cabedal não deve apertar nem causar atrito excessivo nos dedos e calcanhares, além dos solados excessivamente flexíveis e os saltos muito altos, que também podem ser prejudiciais" contribui Godoy.

Na hora de adquirir um modelo novo, a dica da médica da Unifesp fica por conta do horário da compra. “É importante provar sempre no final da tarde ou à noite, pois os pés dilatam ou incham durante o dia. Se a cliente comprar calçados de manhã, à noite certamente estará apertado”, exemplifica.

Godoy concorda com a especialista e destaca que os pés aumentam levemente de tamanho durante o dia, dependendo da atividade que a pessoa exerce. “Outra informação importante é que, ao provar um calçado, os clientes devem andar com ele e permanecer com o produto no pé ao menos 20-30 minutos, com objetivo de simular o uso diário”, opina o professor da USP.

DICAS

1. Comprar sempre no fim da tarde ou à noite;

2. Os calçados devem estar 100% confortáveis na hora da compra;

3. Não acreditar que o calçado vai lacear, pois o couro laceia, mas a cliente ganha um calo. Afinal, toda ação tem uma reação;

4. Sempre deixar sobrar 1 polpa digital entre a ponta do calçado e os dedos, pois eles se movimentam durante a marcha;

5. Sempre calçar os 2 pés, pois as pessoas têm pés de tamanho e largura diferentes entre si;

6. Mensurar os pés com frequência, pois 90% das pessoas aumentam de 0.5 a 2 pontos o número do calçado após os 20 anos.

Fonte: Cibele Réssio

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.