Com saldo positivo, Inspiramais propõe moda mais sustentável

19.01.2017 - Redação Jornal Exclusivo
A 15ª edição do Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes foi marcada pelo tema sustentabilidade. Logo na abertura, que ocorreu no dia 16 de janeiro, o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), Milton Killing, enfatizou a importância deste assunto. “Esta é a primeira vez que um evento de moda trabalha a sustentabilidade de uma forma tão ampla e concreta, fortalecido com a união de todo o setor. Antes, já trabalhávamos em sintonia com os fabricantes de couro e outros materiais e, a partir de agora, por meio da parceria com a Abit, estamos também alinhados com os têxteis”, comemorou o gestor.
Além disso, o salão permitiu que fabricantes, varejistas, pesquisadores e profissionais envolvidos com toda a cadeia da moda fizessem bons negócios, como também extensão de network e conhecimento. “Esta é a 14ª vez que participo do Inspiramais. Estive presente em todas as edições e este ano está excelente, bastante movimentado, com ótimas perspectivas para os próximos meses. O evento tem um formato bem bacana e profissional, vale a pena estar aqui”, declarou a expositora Claudia Staudt, da JOMO (Novo Hamburgo/RS), fabricante de palmilhas, bojos, estojos e outros materiais.
Esta também foi uma edição emblemática para todos aqueles que integram o Sistema Moda - fabricantes e varejistas ligados aos segmentos de calçados, de acessórios, couros, têxtil, joalheria, móveis, artefatos, entre outros – que encontraram no evento referências para o verão 2018 e a antecipação para o inverno 2018 alinhadas e direcionadas para todos os setores. “É minha primeira vez na feira. Sou expositora com a Dini Têxtil (Ferraz de Vasconcelos/SP), mas cumpro meu papel de visitante dando uma olhada em tudo o que rola por aqui. Com tantos projetos e novidades, é inevitável não querer se inspirar e buscar novas ideias para a minha marca. O que adoro no Inspiramais é o fato de ele ser um evento que mostra tendências para vários segmentos, não se limitando apenas à moda.”, conta Verônica Malagutti.
Por uma moda mais sustentável
O Inspiramais apresentou propostas sustentáveis para todo o processo de desenvolvimento de materiais das fabricantes de matérias-primas para roupas, calçados, couros e acessórios em geral. Por meio dos projetos Mix by Brasil, Origem Sustentável, EcoDesign e Saberes Manuais, os visitantes puderam conhecer novos olhares e propostas para o Sistema Moda.
Inclusive, no evento, a empresa de calçados Bibi conquistou a certificação Selo Ouro do Programa Origem Sustentável, que indica estar incorporada a sustentabilidade em seus processos industriais. Até o momento, mais de 100 empresas já aderiram ao programa, entre elas fabricantes de insumos e também indústrias de calçados.
Outro ponto alto do Salão foram as palestras, sempre disputadas nos dois dias: nomes como Chiara Gadaleta, André Carvalhal, Cristiano Bronzatto (LouLoux), Rozalia Del Gaudio (C&A), Edmundo Lima (ABVTEX), Guilherme Brammer (WiseWaste), Eloisa Artuso (UN Moda Sustentável) e Walter Rodrigues dissertaram sobre inovação e sustentabilidade por meio da apresentação de cases e pesquisas.
EXPANSÃO E NEGÓCIOS

Dez importadores da América Latina participaram de Rodadas de Negócios durante os dois dias de evento, por meio do Projeto Comprador, que recebeu também representantes do setor têxtil, de confecção e de couros, além de componentes. Realizado pela Assintecal e By Brasil Components and Chemicals, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ação estima geração a cerca de US$ 250 mil em negócios durante dois dias, superando a marca registrada nas últimas edições.

Do Equador, o gerente de produção Pedro Campoverde veio pela segunda vez conferir as novidades da feira e ampliar suas possibilidades de negócios. “É inevitável: a moda chega antes no Brasil. No Equador, não apenas as tendências, mas os próprios fornecedores acabam aparecendo mais tarde. Por isso, estar presente em uma feira como essa é essencial para que possamos iniciar uma prospecção de mercado mais embasada e contundente”, acredita. “Vimos muitas novidades e tendências que com certeza serão aplicadas na marca, que produz calçados femininos, masculinos e infantis. Saímos satisfeitos e agradecidos pelo incentivo da Assintecal ao Projeto Comprador, que nos dá a oportunidade de enriquecer nosso conhecimento de mercado.”
Maria Cecília Toro, da colombiana Bosi, líder em calçados casuais femininos, masculinos e infantis, trouxe a marca pela primeira vez ao Inspiramais. A empresa, que produz e importa de diversos países, tem plena convicção da riqueza dos materiais brasileiros. “A relevância do evento se sustenta na quantidade de informação de moda e diversidade de materiais expostos. Foi muito proveitoso poder participar de uma feira com tamanha importância no segmento, estamos indo para casa muito contentes – e pretendemos voltar!”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.