Couromoda 2017 termina com expositores de contrato renovado para 2018

18.01.2017 - Roberta Pschichholz / Jornal Exclusivo, de São Paulo/SP
Foto: Roberta Pschichholz/GES-Especial Data da próxima edição ainda não foi confirmada
Data da próxima edição ainda não foi confirmada
A indústria respira mais aliviada depois desta 44ª Couromoda. A mostra calçadista que começou no domingo, 15 de janeiro, e terminou nesta quarta-feira, registrou pequeno aumento no número de visitantes (até o fechamento desta matéria, os números não haviam sido consolidados), mas uma grande demonstração do novo momento vivido pelo setor. “Não pretendemos maquiar os números. O momento é outro e o que importa é que a Couromoda cumpriu seu papel de trazer lojistas de maneira espontânea para comprar as novidades oferecidas pela indústria”, avalia o diretor-geral da mostra, Jeferson Santos. Antes de encerrar a programação, às 17h desta quarta, o empresário confirmou a renovação de 70% dos contratos com os fabricantes presentes nesta feira. “Há muito tempo isso não acontecia”, afirma. A data da próxima Couromoda ainda não está 100% confirmada. A mudança para o início na segunda-feira está em vias de ocorrer, mas Jeferson prefere fazer primeiro uma pesquisa de opinião junto aos participantes, para então formalizar a transição. Ao que tudo indica, em 2018 o evento ocorre de 15 a 18 de janeiro.
Em termos de tamanho de feira, o diretor-geral da promotora confirma um aumento de 10% a 12% em metros quadrados vendidos em relação a 2015, fruto de uma negociação especial oferecida aos expositores, o que nunca havia ocorrido em 44 anos de Couromoda. “Abrimos uma exceção e não repassamos sequer a inflação do período. Era necessário cedermos, por conta do momento que o País vivia”, considera.
Os mais de 2,5 mil compradores internacionais fizeram a diferença dentro dos estandes. Quem antes não considerava exportar, passou a abrir novos mercados. Caso da fabricante de bolsas Monferraro (Três Coroas/RS). No ano passado, o proprietário do negócio, Hilário Behling, já havia fechado pedido com um lojista da Austrália. Na Couromoda, este novo parceiro indicou um varejista dos Estados Unidos, que encomendou modelos a serem entregues em abril. “Não estou 100% preparado porque a burocracia é o grande problema de quem produz no Brasil, mas não vou perder essa oportunidade, ainda mais que vou vender com minha marca”, vibra Behling, para quem a meta foi 70% batida. “A feira foi boa, porque pude ter a certeza de que a coleção está bonita e de que estamos no caminho certo”, finaliza.

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