Componentes geram 35 mil empregos diretos no RS

27.10.2016 - MIchel Pozzebon/Jornal Exclusivo
Foto: Fotolia.com No RS estão instaladas aproximadamente mil empresas
No RS estão instaladas aproximadamente mil empresas
As mil empresas do setor de componentes para calçados e acessórios geraram em 2015 cerca de 35 mil empregos diretos no Rio Grande do Sul. E, entre as principais matérias-primas da indústria calçadista produzidas no Estado estiveram saltos, solados, matrizes, palmilhas, tecidos e químicos. “O Rio Grande do Sul é o principal cluster calçadista do País. Mesmo com um grande volume de polos espalhados pelo Brasil, o Estado segue como referência do setor de componentes, com empresas que investem constantemente em tecnologia e inovação e, cada vez mais, voltadas a melhorias de processos produtivos visando as melhores práticas sustentáveis”, avalia a superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães.
A executiva da Assintecal destaca que o polo gaúcho mantém um grupo de empresas em constante crescimento e expansão. “Estes empreendimentos atuam nos mercados nacional e internacional com força e aprimoramento constante”, observa. Ilse acrescenta que as indústrias de componente do Estado devem primar cada vez mais pela inovação e por produtos diferenciados. “Isso tudo contribuirá para solidificar o RS como o principal polo de matérias-primas do Brasil, podendo ser um grande irradiador de tecnologias para os demais países.”
Setor articulado
A proatividade no desenvolvimento de produtos tem auxiliado as empresas de componentes do polo gaúcho a superar com mais tranquilidade o atual cenário político-econômico do País. Além disso, estas indústrias dispõem de uma estrutura de fomento à inovação. “O Rio Grande do Sul também é o polo onde existem empresas com uma estrutura mais complexa, além de contar com muitas instituições de apoio, como as de pesquisa científica e tecnológica e universidades que contribuem para gerar inovação. Também existe uma grande articulação entre as instituições e os órgãos de fomento, que auxiliam na capacitação dos fornecedores”, sustenta Ilse, acrescentando que a própria Assintecal mantém sua sede em Novo Hamburgo/RS. “Tudo isso soma-se para essa cultura próxima das empresas com a evolução e o aprimoramento constante de seus processos produtivos e de mercado.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.