Referência quando o assunto é tecnologia

23.09.2016 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo
Foto: Divulgação Fimec é destino anual de representantes de 35 países de   olho nas inovações Made in Brazil
Fimec é destino anual de representantes de 35 países de olho nas inovações Made in Brazil
Cluster: concentração de empresas de determinado setor, somada a organizações relacionadas à atividade – fornecedores de insumos, instituições, clientes, que resulta em um desenvolvimento econômico e social para a região e traz benefícios a todos os envolvidos. Nesta definição encaixam-se os Vales do Sinos, Paranhana e a Serra gaúcha. Se no início da história do RS eram produzidos sapatos com a sobra do couro, hoje a região tornou-se referência, também, em componentes, máquinas e tecnologias para a produção calçadista. Como forma de mostrar ao mundo esse diferencial, a Fenac criou, em 1974, a Fimec - Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios para Calçados, a fim de suprir a necessidade de fomentar negócios e encontrar fornecedores para o complexo coureiro-calçadista. A 41ª edição ocorre de 14 a 16 de março de 2017 e a expectativa é reunir cerca de 35 mil visitantes de 35 países, interessados em conferir as novidades de mais de 550 expositores.
Roque Werlang - Diretor-presidenteda Fenac
Roque Werlang - Diretor-presidenteda Fenac
Qual é a importância da Fimec?
A Fimec é a maior feira da América Latina do setor coureiro-calçadista. É um momento importante para a cadeia no sentido de fechamento de negócios, lançamento de produtos e relacionamento. Durante os três dias de evento, passam por Novo Hamburgo profissionais qualificados do setor de vários países do mundo, o que faz a feira ser tão importante e reconhecida. 
Qual é a representatividade do setor calçadista no centro de eventos?
O setor do calçado é o foco da Fenac. Embora tenhamos feiras varejistas e de outros segmentos, temos um histórico relacionado à cadeia calçadista. Inclusive, impactamos outros segmentos e mercados, trazendo feiras com vieses diferentes para cá, justamente para potencializar a Fenac financeiramente, para termos possibilidades de investimentos em feiras como a Fimec. Neste sentido, é importante diversificar para potencializar o nosso próprio investimento no setor.
Novo Hamburgo está mais focada em máquinas e componentes, ou ainda temos experiência na fabricação do sapato acabado?
Ainda temos experiência na produção do calçado acabado, sim. Contamos com indústrias fortes de produção em Novo Hamburgo e região, o que nos coloca no mapa dos negócios do setor. Além disso, o fato de sermos gestores de uma feira como a Fimec ajuda neste processo de reconhecimento. Uma vez ao ano, recebemos pessoas de todo o mundo que entendem que Novo Hamburgo é um polo importante do setor, tanto de fabricação – no caso de lançamentos de matéria e componentes, quanto na produção de tecnologia, em se tratando de máquinas.
Feira que enlouquece as shoelovers
Resgatando a essência da Fenac, a Feira da Loucura por Sapatos tem duas edições ao ano (em abril e outubro), com duração de 11 dias cada. A mostra reúne lançamentos e ofertas em sapatos, bolsas, acessórios e confecção para mulheres, homens e crianças. Mais de 200 expositores apresentam cerca de 350 marcas e os descontos chegam a 70% em vários estandes. Visitantes de outros Estados programam-se para renovar o aguarda-roupa no evento. A feira ainda conta com o Shopping Mix, um espaço dedicado à confecção, acessórios, artesanatos e itens de utilidade doméstica. Desde 2014, a programação conta também com a Mostra de Cervejas Artesanais.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.