Das dificuldades à realização plena

22.09.2016 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo
Foto: Arquivo pessoal Celeste Zambão
Celeste Zambão
Apesar de todas as adversidades, de não possuir uma estrutura como sala comercial, carro e telefone, o paranaense Celeste Zambão, 60 anos, dava início a sua trajetória na área de representação comercial em agosto de 1980. Por estar no começo da caminhada, o profissional não tinha conhecimento comercial dos clientes e nem de como funcionava a atividade de um vendedor de moda ligado a artigos manufaturados de couro.
A primeira representada de Zambão, no início da década de 1980, foi a Fratello Bolsas, de Novo Hamburgo/RS. O representante chegava nos clientes com as bolsas penduradas nos braços. Dois anos depois, o profissional natural da cidade de Francisco Beltrão/PR começava a trabalhar para a Better Calçados (Goiânia/GO), o que se transformaria para ele na “maior de todas as suas oportunidades”. Na brand goiana, Zambão atuou por uma década. Na sequência de sua trajetória vieram as marcas Nogam; Samello; MSM; Abel Bolsas, do Grupo Mundial e com as mudanças para o governo civil, passou a trabalhar com importados, entre eles a Supreme bolsas, Santino e Grupo Sanrio, detentora da marca Hello Kitty e das malas Primícia.
Com 36 anos de carreira, Zambão representa atualmente as marcas Anne Raff (calçados), Poucelle (bolsas de couro), Company e Vozz (mochilas escolares) e Gladiador (malas) na região de Curitiba/PR e Grande Curitiba. O restante do Estado do Paraná, a representação é realizada por meio de prepostos. Ele é proprietário da Dupé Representações Comerciais, com escritório sediado em Curitiba e uma equipe de seis pessoas (dois representantes comerciais, dois prepostos e outros dois subprepostos).
Antes de ser representante comercial, Zambão foi vendedor de livros e de seguros, corretor de imóveis e contato publicitário. Hoje, ele se diz realizado com a profissão que escolheu e que atua há mais de três décadas. “A escolha pelo ramo da representação comercial foi a maneira que encontrei para sobreviver, sem investir muito e que me proporcionou realização profissional e pessoal. Optei por este ramo pois queria desfrutar de uma atividade livre em que eu pudesse me sustentar e fazer amigos”, conta.
Família
Zambão também destaca que a família é o ponto de apoio de um representante comercial viajante. “Passamos grande parte do nosso tempo viajando solitariamente e às vezes, a saudade aperta. Aperta de tal forma que um simples telefonema já faz com que estejamos fortes para prosseguir na jornada”, conta o profissional, que é casado com a também representante comercial e sua sócia, Dalete Aparecida de Lima, e pai de três filhos (Jaqueline, Jéssica e Pedro).

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.