Unidades de fornecimento da indústria calçadista aumentam lucratividade

28.07.2016 - Redação Jornal Exclusivo
Prestadoras de serviços tiveram incremento de 9% nos negócios no primeiro semestre As 60 unidades prestadoras de serviços para as indústrias de calçados do Rio Grande do Sul participantes do Projeto Desenvolver o Arranjo Produtivo do Calçado, mantido pelo Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com entidades setoriais, aumentaram sua lucratividade em mais de 9% no primeiro semestre na relação com igual período do ano passado. Esse foi um dos indicadores divulgados pelo Sebrae dos vales do Sinos, Caí e Paranhana do Rio Grande do Sul em encontro realizado no dia 21 de julho, na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em Novo Hamburgo/RS.
Anfitrião do encontro, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, destacou o trabalho do Sebrae, que tem tornado possível a união do setor em uma convergência de interesses mútuos pelo desenvolvimento da cadeia.
Na sequência do encontro, os gestores do Projeto, Carolina Rostirolla e Maico Fernandes, apresentaram o Projeto no viés de Eficiência Produtiva e Design, respectivamente. O Projeto Desenvolver o Arranjo Produtivo do Calçado conta com oito indústrias de calçados âncoras, que são as empresas para as quais as 60 unidades de fornecimento envolvidas na iniciativa prestam serviços. São elas: ZZSAP, Ramarim, Usaflex, IBL Calçados, Jaise Calçados, Zenglein e Cia, Henrich e Cia e Vercelli.
Segundo Carolina, desde janeiro de 2015, quando foi lançado o projeto – que tem duração de dois anos -, foram prestadas mais de mil horas de consultorias e realizadas três oficinas de troca rápida de modelos. “Mais importante do que os resultados é a cultura dos indicadores, que tem sido trabalhada. Antes do projeto, muitas das empresas não acompanhavam, não tinham controle sobre o processo produtivo”, avalia a gestora. Além do aumento da lucratividade, segundo ela, foram diminuídos os índices de retrabalho, não conformidades e melhorada a pontualidade de entrega.
Design
Responsável pelo braço de Design no projeto, esse lançado em janeiro deste ano, o gestor Maico Fernandes falou sobre a iniciativa, que tem foco no modelo de negócio, reposicionamento da marca, processo criativo, desenvolvimento de produto, presença digital, promoção comercial e melhoria de gestão. Segundo ele, já foram realizadas seis oficinas e a previsão é de chegar a cinco mil horas de consultorias ao longo de 2016. Entre as metas do projeto estão aumentar a lucratividade em 10%, faturamento em 20%, Carteira de Clientes em 10%, frequência de lançamentos de novos produtos em 20%, entre outros.

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