Sete dicas para melhorar a relação com o cliente

25.07.2016 - Redação Jornal Exclusivo
Foto: Fotolia.com Tenha uma boa comunicação interna e externa
Tenha uma boa comunicação interna e externa
1. Tenha um “cliente ideal”
: crie uma figura única que simbolize o principal público-alvo que deseja atingir. Isso ajuda a enxergar o mundo com os olhos do cliente;
2. Conheça-o profundamente: para que os clientes se sintam acolhidos, é necessário conhecer mais que apenas idade, classe social e sexo. Visite fóruns e leia blogs de influenciadores de mercado;
3. Trace a jornada do cliente: aprendizado, reconhecimento do problema, consideração e decisão. Estes são os passos que o cliente percorre antes de adquirir o que precisa;
4. Melhore a experiência de atendimento: o atendimento perfeito deve antecipar as necessidades e expectativas do cliente. O tempo de resposta pode ser menor do que o prometido, por exemplo;
5. Torne-se um consultor: estude profundamente a área em que atua e tenha informações para prestar uma verdadeira consultoria;
6. Fidelize: o sistema de cadastro pode servir para criar um programa de fidelidade, para dar descontos ou promover ofertas específicas;
7. Enxergue o ser humano: clientes são pessoas que têm desejos, dores, vontades. Quem enxerga cada um deles como ser humano, passa a compreender o valor do relacionamento entre vendedor e cliente.

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