"Consegui o tão sonhado emprego na NIKE!"

25.07.2016 - Carina Locks / Jornal Exclusivo
Foto: Arquivo pessoal Kassio Figur, 37 anos
Kassio Figur, 37 anos
Trabalhar em uma empresa que é referência em seu segmento e que detém uma das marcas mais conhecidas e respeitadas do planeta é o sonho de muita gente. O modelista de calçado Kassio Figur, 37 anos, é um desses “sortudos” que chegou lá. Atualmente, o gaúcho mora com a família em Portland, nos Estados Unidos, e trabalha na Nike. Sorte, por sinal, é só uma maneira coloquial para elogiar todo esforço do profissional, um dos 1.060 formados pelo curso Técnico em Calçados do Senai, onde começou sua história. O jornal Exclusivo e a Orisol do Brasil (Campo Bom/RS) apresentam a série Calçado & Carreira – Um mercado que continua fazendo histórias de sucesso. Dividida em seis episódios, cada um deles apresentará detalhes da caminhada de seis profissionais com passagem pelo instituto com sede em Novo Hamburgo/RS. São relatos inspiradores, que demonstram as muitas possibilidades que a atividade calçadista tem a oferecer a quem a ela se dedicar.
A inserção de Figur no mercado de trabalho foi por meio do estágio, mas logo depois de formado, ele conseguiu emprego em uma “fabriqueta”, também em Novo Hamburgo. Seguiu aprendendo e passou a participar de concursos de estilismo. Em menos de um ano conseguiu seu primeiro emprego com cargo de modelista em uma empresa de grande porte.
Passou por calçadistas como Ramarim (Nova Hartz/RS), Calçados Fabris (Sapiranga/RS), Marisol (Novo Hamburgo/RS), H. Kuntzler (Dois Irmãos/RS) e Paquetá - The Shoe Company (Sapiranga/RS), na qual atuou nas marcas Diadora, Ortopé, Asics e DC Shoes. Somando todas estas experiências profissionais, foram praticamente 15 anos de experiência.
Modelista
A oportunidade de trabalhar na Nike, na unidade que a multinacional tem em Novo Hamburgo/RS, veio a partir da experiência junto às marcas esportivas na Paquetá. “Depois de dois meses de entrevistas, consegui o tão sonhado emprego na Nike! Fui contratado para trabalhar nos EUA, mas precisava primeiro trabalhar pelo menos um ano no Brasil, para então poder ser transferido”, relata o talento brasileiro “tipo exportação” descoberto pela gigante calçadista.
Desde o início de 2015, Figur é modelista no time de inovação na unidade da empresa em Beaverton, nos Estados Unidos. “A cada dia me realizo com novos desafios e projetos. Olhando para trás, posso dizer que cada sacrifício e esforço valeram a pena”, considera.
Rumo incerto
Quando decidiu ingressar no Senai, ainda adolescente, ele não sabia ao certo o rumo que a vida tomaria, mas hoje tem certeza que o curso profissionalizante proporcionou a base sólida de conhecimento necessária para impulsionar sua carreira. “Sem o curso, não faço ideia no que estaria trabalhando hoje e como estaria. Levando em consideração todas as coisas que já aprendi, vivi e que tenho hoje, posso dizer que o curso teve uma importância muito grande”, pondera o designer.
Figur morava em Novo Hamburgo/RS e se formou em 1998, aos 19 anos. Quando entrou na instituição, pensava que o curso técnico facilitaria a busca pelo primeiro emprego. Ele conta que no atelier de modelagem e confecção de calçados de um amigo da família teve o primeiro contato com o ofício e pode inspirar-se para a profissão.
Sobre a escola e os estudos, o modelista recorda que lá aprendeu, em aulas teóricas e práticas, sobre todas as partes e funções em uma indústria de calçados. “Guardo só boas recordações do Senai. Agradeço a todos os professores, até pelos ‘puxões de orelha’ merecidos”, diverte-se.
Foto: Divulgação Diretora do Instituto, Arlete Accurso
Diretora do Instituto, Arlete Accurso
Formando profissionais qualificados

Fruto da necessidade local de serviços e embasamento tecnológicos para atender o então pujante setor calçadista, foi criada, há mais de 70 anos, a Escola Técnica do Calçado, chamada, desde 2015, de Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística. Com sede em Novo Hamburgo/RS, a instituição segue referência na formação de mão de obra para o setor calçadista, sempre carente de mão de obra qualificada. Atualmente, os polos gaúchos do Vale do Sinos, Serra e Vale do Paranhana contam com 2.432 fábricas de calçado e geram 66.566 empregos diretos. Esta região responde por em torno de um terço do calçado fabricado em todo País, por isso a importância de preparar profissionais qualificados. A diretora Arlete Accurso lembra que o Técnico em Calçados formou importantes profissionais, que atuam em diferentes polos calçadistas brasileiros e no exterior. “Somos referência”, enfatiza. Até hoje, o curso diplomou 1.060 pessoas.
Áreas de atuação do técnico em Calçados
O profissional técnico em calçados pode atuar em diferentes áreas dentro de uma empresa:
- Coordenação de equipes na indústria calçadista;
- Solução de problemas técnicos na produção de calçados;
- Planejamento, programação e controle da produção de calçados;
- Gestão e controle da qualidade de calçados;
- Gestão de recursos;
- Definição de ficha técnica e modelagem técnica de calçados;
- Compras de matérias-primas, apuração e controle de custos industriais;
- Administração de conflitos.
Calçado &Carreira - Um mercado que continua fazendo histórias de sucesso
A SÉRIE
O jornal Exclusivo e a Orisol do Brasil apresentam a série Calçado & Carreira – Um mercado que continua fazendo histórias de sucesso. Dividida em seis episódios, cada um deles apresentará detalhes da caminhada de seis profissionais com passagem pelo instituto com sede em Novo Hamburgo/RS. São relatos inspiradores, que demonstram as muitas possibilidades que a atividade calçadista tem a oferecer a quem a ela se dedicar. As reportagens também vão revelar a amplitude de oportunidades no mercado (nacional e internacional) para quem se forma Técnico em Calçados.
INSCREVA-SE
Atualmente, o Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística de Novo Hamburgo/RS tem uma turma com 37 alunos no turno da noite. O curso tem duração de dois anos e os pré-requisitos necessários são ter pelo menos 15 anos e estar, no mínimo, cursando o 2º ano do Ensino Médio. As inscrições para novas turmas, com início das aulas previsto para 2017, estarão abertas a partir de outubro.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.