Abdala: "Nosso maior patrimônio é a confiança do mercado"

26.06.2016 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo
Foto: Divulgação Francal chega à sua 48ª edição totalmente reinventada, com o papel de fomentadora de negócios, dividindo espaço com a Fenin Fashion
Francal chega à sua 48ª edição totalmente reinventada, com o papel de fomentadora de negócios, dividindo espaço com a Fenin Fashion
Não é qualquer evento que chega à marca de 48 edições. E este know-how pode ser ostentado pela Francal - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que começa neste domingo, 26 de junho, e segue até quarta-feira, 29, no Anhembi, em São Paulo/SP. Abdala Jamil Abdala, presidente da promotora da mostra, destaca o caráter de fomentador de negócios e o respeito e representatividade que o evento calçadista adquiriu ao longo da sua história. “Nosso maior patrimônio é a confiança do mercado”, frisa o dirigente.
A Francal, que muda de endereço em 2017 – passa a ocorrer no Expo Center Norte – segue sendo o carro-chefe dos eventos promovidos pela Francal Feiras. “Ao longo de toda a história da promotora, nosso portfólio mudou muito. Felizmente, ele cresceu. Mas o carinho e a determinação que a gente tem para a feira de calçados é muito grande. É o nosso DNA.”
ENTREVISTA
“Expectativa para a feira é boa, mas não é de euforia”
Abdala acredita que a Francal trará bons resultados para os expositores da mostra. “A Francal sempre foi uma feira geradora de negócios e, nesta edição, não será diferente”, sustenta o executivo.
Qual é o cenário econômico que se desenha para a Francal? Se tratarmos da situação econômica do País, não falaremos coisas boas. Mas, falando especificamente do vestuário, em que o sapato está enquadrado, é um setor que se encontra em uma situação um pouco melhor do que outros setores da economia. Vejo que a feira ocorrerá em um ambiente mais favorável, em um clima de retomada.
Como tem sido o feedback que você tem recebido do mercado em relação às últimas datas comemorativas antes da Francal? Tenho informações que o Dia das Mães para o sapato foi bom. E, não foi só bom por ser Dia das Mães, mas também por ser um momento em que o frio chegou.
Em minhas conversas com lojistas, fabricantes e representantes comerciais, o feedback que a gente tem é que este frio ajudou muito o setor de vestuário para o Dia dos Namorados também. O estoque de botas das lojas foi praticamente todo vendido.
Então, a sua expectativa para a feira é positiva? Não é de euforia, mas é boa sim. Certamente, será uma feira que trará bons resultados para os expositores. A Francal sempre foi uma feira geradora de negócios e, nesta, edição não será diferente.
Este panorama indica uma retomada das exportações do setor durante a feira? Está sendo agora esta retomada. Cada dia que passa é um momento melhor. Até porque você não consegue retomar as exportações num estalar de dedos. Nós acreditamos que o dólar, que chegou a enfraquecer, está reagindo. Acredito que o patamar entre R$ 3,40 e R$ 3,50 ainda é interessante para as exportações. Creio que teremos bons resultados no que diz respeito às vendas externas durante a mostra.
A Francal não é a feira do verão brasileiro, mas sim a feira do verão da América do Sul. E, isso por si só atrai muitos importadores da América Latina.
A feira Francal segue sendo o carro-chefe dos eventos da promotora? Ao longo de toda a história da promotora, nosso portfólio mudou muito. Felizmente, ele cresceu. Mas o carinho e a determinação que a gente tem para a feira de calçados é muito grande. É o nosso DNA. Eu fui sapateiro. Todos os fundadores da Francal foram sapateiros. Então, a gente tem esse carinho enorme pela feira e enxergamos ela dentro do nosso portfólio como o evento mais importante que promovemos.
Hoje, qual é o maior patrimônio que a promotora Francal tem? Sem dúvida, é a confiança do mercado.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.