Mostra calçadista marca novo momento de mercado

24.05.2016 - Bárbara Bengua, de Gramado/RS
Os dias 23, 24 e 25 de maio estão sendo históricos para o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC). Comemorando 25 edições, a mostra está, neste ano, sendo a primeira feira após a mudança política no Brasil e, por isso, tem se mostrado um divisor de águas. Fabricantes e lojistas estão otimistas e esperançosos por uma economia melhor.
Apresentando uma coleção 100% vegana, a Terra&Água (Farroupilha/RS) está, cada vez mais, conquistando novos mercados. O resultado foi estande cheio e falta de lugar para sentar. “Estamos recebendo vários argentinos, que voltaram a negociar com o Brasil. Percebemos que eles estão animados e nós precisamos nos sintonizar com essa empolgação deles”, argumenta o diretor da marca, Vadis Sinhor. “Esse clima animador está começando a aparecer aqui no Brasil e isso é muito importante para todos”, admite. A feira, segundo ele, está sendo muito bem vista e a data foi elogiada por diversos lojistas. “Eles estão podendo ver, tendo tempo para pensar e, depois, fazer compras”, observa.
Compras e pesquisa de moda
O verão da Marina Comércio de Calçados e Confecções (Sorriso/MT) ficará recheado após as compras de Rosane Rodrigues Santos no SICC. “Iremos comprar cerca de 60% da temporada quente aqui”, conta a lojista, dona de quatro lojas. Trabalhando com diversas marcas que expõem na feira, ela visita sempre seus fornecedores, que totalizam mais de 50% dos expositores, além de procurar novos parceiros. “Aqui é o momento para fazer contatos”, diz.
Já o sócio das 17 lojas Stylus (Rio de Janeiro/RJ), Sérgio Paim, que tem presença confirmada no SICC todos os anos, aproveita o evento para ver tendências. “Nós não compramos nas feiras. Como viajamos para ver o que é moda, visitamos as mostras para confirmar tendências e, depois, marcar com o representante para fazer pedido”, explica.
Portugal de olho no Brasil
Há algum tempo sem abrir novos negócios com o Brasil, o distribuidor Amilcar Inacio, da CDP – Calçados de Portugal, decidiu visitar o SICC para buscar novos parceiros. Com três empresas brasileiras como fornecedoras atualmente, ele considera o momento favorável para alçar voos maiores. Inacio está à procura de dois perfis de fabricantes: “Quero encontrar alguma empresa que tenha um estilo mais popular, com um apelo de fast fashion – e já tenho alguns fornecedores em mente; e uma marca mais sofisticada, que conte com modelos de saltos altos e elegantes. O preço, neste caso, não é o mais importante”, reforça.

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